Vários estados brasileiros estão criando ou já criaram programas de incentivo para que os consumidores exijam no ato da compra de produtos ou na hora de contratar algum serviço a nota fiscal também conhecida como cupom fiscal, que para quem não sabe é aquele papel aonde estão listados tudo o que compramos com os seus devidos preços.
Brasília é um dos estados que entrou nessa luta, pois, ela criou o programa Nota Legal DF que funciona da seguinte forma: Em cada compra o consumidor informa o seu CPF ou CNPJ e solicita a sua nota fiscal, a empresa então emite a nota ou cupom fiscal transmitindo assim a informação para a Secretaria da Fazenda, após esse procedimento a Secretaria creditará ao consumidor a parcela de imposto que ele tem direito proporcional ao valor da compra, esse crédito poderá ser usado dentro de dois anos para diminuir o valor do IPVA ou IPTU do cliente.
Para se cadastrar no Programa Nota Legal DF é preciso acessar o site: www.notalegal.df.gov.br, nessa página poderá encontrar na lateral a aba “Primeiro Acesso”, então você tecla em baixo da aba e se cadastra. Já para consultar o saldo, basta inserir na mesma página na aba “Consulta” o CPFou CNPJ.
Portanto como podemos ver pedir a nota ou cupom fiscal é muito importante, não apenas por causa dos programas de incentivo, mas também pelo fato dela servir para provar que tudo o que comprou foi pago, então sempre peça a nota fiscal.